Registre seu e-mail
Com quantos meses o bebê pode usar protetor solar?
Em um país tropical, onde estamos na maior parte do tempo expostos ao sol, com certeza toda mãe de primeira viagem já se perguntou com quantos meses o bebê pode usar protetor solar, não é mesmo?
Afinal, ele pode ajudar a prevenir muitos problemas de pele, mas o uso incorreto desse e de qualquer outro produto antes da hora certa pode trazer outros tipos de dor de cabeça.
Eu sei que você já encontrou dúvidas para montar o enxoval da chegada do bebê, pesquisou por diversos tipos de biquínis infantis para sua menina ou sunga de praia para seu menino, conseguiu encontrar os melhores modelos, fez as malas e lembrou-se agora do protetor.
Você não é obrigada a saber tudo e imprevistos acontecem. Contudo, agora que chegou ao nosso blog, vamos te ajudar a saber com quantos meses o bebê pode usar protetor solar e também dar dicas de como escolher o ideal, quais cuidados tomar e tudo que for importante para tornar a maternidade muito mais leve nesse assunto.
Aqui na Os Pimpolhos investimos muito tempo para encontrar peças de moda praia infantil que transmitam conforto e elegância para os pequeninos, temos um catálogo completo para meninas e meninos. Veja nossas promoções de roupa de banho!
Por que o bebê deve tomar sol?
Toda mãe de primeira viagem se preocupa em expor o bebê ao sol para não fazer mal, porém é importante ter esse momento (e tomar os cuidados necessários).
O sol ajuda na produção de vitamina D, que auxilia no fortalecimento dos ossos e também atua no sistema imunológico.
Mesmo que o bebê já tome essa vitamina como complemento desde cedo, não elimina a necessidade de exposição ao sol, porém com cautela.
É importante apenas verificar com o pediatra a idade ideal e respeitar os horários e cuidados corretos de exposição, conforme a necessidade de cada criança, já que algumas podem ter que se expor mais ou menos.
E com quantos meses o bebê pode usar protetor solar?
Já são tantas as batalhas que uma mãe enfrenta na maternidade - seja por privação de sono, mudanças na rotina, vacinas, e tantas outras coisas - que saber tudo que envolve a saúde dos pequenos é difícil.
Mas é importante pensar em como proteger seu bebê dos raios solares para evitar problemas de pele, já que a epiderme dele ainda é bastante delicada e, em um país de clima tropical, a temperatura pode ser bem quente em algumas regiões.
Para você que não sabe com quantos meses o bebê pode usar protetor solar, a orientação é que seja a partir dos seis meses de idade, porém deve-se tomar cuidado tanto na escolha e aplicação do filtro como também na proteção extra nos momentos de exposição ao sol.
Você pode adicionar proteção com o uso de chapéu. Temos modelos para meninos e para meninas! Dê preferência também para roupas infantis com proteção UV!
Por que não usar o protetor solar antes dessa idade?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele da criança antes dos seis meses é muito fina e pode ser que ela absorva componentes do produto que não sejam benéficos a sua saúde.
Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre o uso do protetor solar nos bebês a partir dos seis meses e como escolher o produto ideal!
Qual o protetor solar ideal para bebês?
Depois de saber com quantos meses o bebê pode usar protetor solar, você deve estar se perguntando qual é o melhor produto para seu filho, não é mesmo?
Há muitas marcas de protetor solar para bebês a partir dos seis meses, mas alguns cuidados ajudam no momento de escolher o ideal para o pequeno.
Separei aqui os mais importantes. Leia com atenção!
Use marcas já conhecidas no mercado e consulte um pediatra
Toda mãe já tem aquelas marcas de preferência que usa no dia a dia, então vale a pena verificar se ela oferece a opção de protetor solar voltada para essa faixa etária.
Além disso, verifique com o pediatra algumas opções, consulte se a marca de sua escolha é ideal para o pequeno e faça a escolha de forma consciente.
Evite usar os mesmos produtos de adultos, mesmo que sejam indicados a partir dessa idade. Prefira os específicos para a faixa etária, seguindo orientação médica.
Prefira opções à prova d’água e FPS superior a 30
Verifique com o pediatra algumas opções que sejam à prova de água e também com FPS maiores a fim de garantir proteção em um tempo prolongado e evitar que fique reaplicando-o além do necessário.
O uso do produto em excesso ou com FPS baixo também podem fazer mal ao bebê.
Verifique a composição para evitar possíveis alergias
No caso de bebês alérgicos, o cuidado deve ser redobrado e precisa-se seguir a indicação do pediatra. Porém, mesmo que seu filho não tenha problemas de saúde, alguns produtos podem ser mais alergênicos que outros.
Pesquise a composição e evite os ‘combinados’, como repelente com protetor, pois seus componentes podem causar mais alergias.
Prefira fórmulas com óxido de zinco e dióxido de titânio por terem menor potencial alergênico devido a não serem absorvidos pelo organismo.
Assim como fazemos com produtos de adultos, o ideal é testar antes o protetor no antebraço do bebê para ver se ele pode dar alguma alergia imediata.
Dica extra: cuidados com o bebê no sol (mesmo usando filtro solar)
Não basta apenas saber com quantos meses o bebê pode usar protetor solar. Mesmo usando-o corretamente na idade indicada, é importante que ele esteja bem protegido para aproveitar apenas os benefícios do sol.
Para isso, use também um chapéu (ou boné), roupas com proteção UV específicas para uso no sol e guarda-sol em locais próprios para isso (ou qualquer tipo de proteção).
Um item muito importante é a hidratação, então, após ser liberada pelo pediatra, dê água para o bebê se manter sempre bem hidratado e aproveitar melhor o passeio.
Sabendo com quantos meses o bebê pode usar protetor solar e seguindo todas as dicas deste artigo - junto com as orientações do seu pediatra -, você pode aproveitar todos os passeios ao ar livre de forma tranquila!
Aproveite agora as promoções de roupa infantil na internet.
Siga também o nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas promoções!